Se você, por algum momento, chegou a duvidar que os sentimentos demonstrados pelo seu cão era amor, uma pesquisa publicada pela revista científica Science vem para te dizer que sim, os cães amam seus donos de verdade. E que, inclusive, pode se assemelhar entre o amor de pais e filhos!

Uma equipe de pesquisadores da universidade japonesa Azabu comprovou que a troca de olhares entre o cachorro e o seu dono dispara níveis de ocitocina no cérebro de ambos.cachorro-e-coracao

Também conhecida como “hormônio do amor”, a ocitocina está relacionada com a relação paternal e maternal. Ela também atua como um neurotransmissor no cérebro e apresenta uma função importante quanto ao reconhecimento e estabelecimento de vínculos sociais, assim como na formação de relações de confiança.

Para a realização deste estudo, os cientistas analisaram vários cachorros juntos aos seus donos. Todos foram postos em um quarto e durante 30 minutos, os cientistas documentaram a interação entre eles. Logo após, mediram os níveis de ocitocina tanto na urina dos cães, como na de seus donos e descobriram que o contato visual constante ente eles elevou os níveis de “hormônio do amor” de ambos.

Agora que você já sabe que o amor de seu cão é mais que verdadeiro, é intenso, não deixe de demonstrar todos os dias que ele também é muito amado!

Por Tatiane Mota