Que nós amamos incondicionalmente os nossos gatinhos não é novidade, mas você sabe como identificar se esse amor é recíproco?

A forma que os felinos têm de expressar os seus sentimentos é muito diferente da nossa, por isso, é importante conhecer os principais sinais que mostram que o seu gato te ama. Confira:

1 – Ele fica feliz ao te ver

seu gato te ama

Com a rotina corrida, muitos donos de gatos acabam passando a maior parte do dia fora e longe dos seus amigos felinos, mas se quando você chega o seu gatinho não consegue disfarçar o entusiasmo e fica agitado, miando alto, com a cauda arrebitada e esfregando-se em você, é um sinal de que ele sentiu saudades e está muito feliz que você está de volta.

2 – Ele encosta a testa em você

seu gato te ama

Este é um gesto de afeto que só é oferecido a quem o gato realmente tem muito carinho. Ele vai olhar para você, abaixar a cabeça e se inclinar para que a testa dele toque no seu rosto ou em qualquer outra parte do seu corpo. Se você já compartilhou um momento como esse com o seu gatinho, sinta-se amado.

3 – Ele esfrega a bochecha em você

seu gato te ama

Assim como encostar a testa, esfregar a bochecha também é um gesto especial e que só será compartilhado com quem o gato realmente tiver uma ligação. Eles fazem isso para marcar território e assim dizer que você é propriedade dele. Não é novidade que eles nos têm nas mãos, ou melhor, nas patas.

4 – Ele senta no seu colo e dorme com você

seu gato te ama

Gatos são animais independentes e que gostam de liberdade. Se ao invés de preferir tirar um cochilo sozinho ou receber carinho com uma certa distância, ele optar por ficar pertinho de você, sinta-se honrado. Ele está demonstrando o quanto ama a sua companhia.

5 – Ele já te “presenteou”

seu gato te ama

Este comportamento é mais fácil de ser observado em gatos que saem de casa, mas às vezes pode acontecer mesmo com os que são criados sem acesso livre à rua.

A caça é um instinto natural do gato, então se depois de uma caçada produtiva ele te trouxer uma cabeça de rato ou uma lagartixa morta, saiba que ele está apenas dividindo o que conseguiu, como sinal de sua verdadeira amizade.

6 – Ele te faz massagem

seu gato te ama

Não existe momento mais gostoso e confortável para um gato do que quando ele está relaxado e “amassando” algo com as suas patinhas. Alguns especialistas dizem que esta atitude vem de berço, pois os gatinhos filhotes costumam amassar a mamãe para conseguir leite. Se ele faz isso em você, não tenha dúvidas de que ele te vê como família.

7 – Deixa a barriga a mostra

seu gato te ama

A barriga é uma das partes mais vulneráveis do corpo de um gato, então se ele costuma ficar nessa posição perto de você, e mais, se ele permite que você a acaricie, não tenha dúvidas de que ele realmente te ama e confia em você, além de se sentir muito protegido.

8 – Ele ronrona quando está com você

seu gato te ama

Os gatos são capazes de produzir vários sons diferentes dependendo do seu humor, mas quando ele quer expressar contentamento com a sua companhia e com o seu carinho, ele faz um ronronado especial que você provavelmente já percebeu. É o jeito dele de demonstrar que está gostando e curtindo o momento ao seu lado.

9 – Ele te segue

seu gato te ama

Algumas pessoas acham que este comportamento é exclusivo dos cachorros, mas quem é dono de gato sabe que não é bem assim. Muitos felinos, mesmo mantendo uma certa distância, costumam seguir seus donos. Eles podem fazer isso quando querem comida ou atenção, mas também é um jeito de demonstrar carinho e fidelidade.

10 – Ele te olha nos olhos

seu gato te ama

Para os gatos, o contato visual é muito importante. Ele apenas trocará olhares com alguém que ele conhece e confia bastante, como você. Os especialistas ainda dizem que se durante a troca de olhares o gatinho piscar, isso é equivalente a um beijo na linguagem felina.

 

Texto por Patrícia Mota