Curtiu a ideia? Veja nesse artigo quais podem ser oferecidos aos cães e aprenda algumas receitas caseiras de sorvete para cachorro que vão fazer a alegria do seu pet nesse verão.

Pode e não pode

Cachorros adoram sorvete, no entanto, nem todas as versões dessa sobremesa podem ser dadas aos cães.

Sorvetes industrializados não devem ser oferecidos por conter substâncias artificiais, como corantes e aromatizantes que podem causar alergias. Além disso, esses produtos possuem altas concentrações de açúcar.

O sorvete para cachorro deve ser próprio para a espécie, ou seja, feito com ingredientes permitidos na dieta dos bichinhos. No mercado pet já existem sorvetes prontos para serem consumidos pelo animal, mas se você preferir, pode fazê-los em casa, com ingredientes frescos e saudáveis.

Para isso, é importante se atentar à escolha desses ingredientes. Geralmente, as receitas de sorvete para cachorro incluem frutas, legumes e itens como mel, iogurte, leite vegetal e água de coco.

As principais frutas e legumes utilizados são banana, morango, melancia, melão, manga, maçã e cenoura. Snacks específicos também podem ser adicionados, como biscoitos para cães, palitos e outros petiscos.

Por outro lado, existem alguns ingredientes que devem ser evitados. Algumas frutas como laranja, abacaxi, uva, abacate, carambola e cereja são, inclusive, proibidas por serem nocivas. Também não adicione açúcar às receitas – substitua por mel.

Laticínios também devem ser evitados, pois a lactose pode desencadear processos alérgicos. Nas receitas que levam iogurte, é recomendado usar produtos naturais, sem açúcar e reduzido em lactose. Nas receitas com leite, sempre use um leite vegetal, como o de arroz, por exemplo.

 

Receitas de sorvete para cachorro

Os sorvetes para cachorro podem ser feitos com frutas, legumes, carnes e até com a própria ração e petiscos.

Há várias ideias bacanas: congelar alguns alimentos – como tirinhas de cenoura, ração úmida e caldo de carne ou frango (natural do cozimento, sem sal ou outros temperos). Outra opção é congelar pequenos pedaços de frutas e legumes na água ou água de coco, em forminhas de gelo.

Mas se você quiser ir além e preparar sorvetes deliciosos para o seu pet, veja as receitas a seguir. Cada uma rende cerca de seis picolés.

 

Melão e água de coco

 Você vai precisar de:

  • 2 bananas
  • 1 fatia grande de melão
  • 1 maçã
  • Água de coco
  • Forma para sorvete
  • Petisco tipo palito

Modo de preparo:

  1. Pique a banana, o melão e a maçã.
  2. Coloque em um liquidificador e bata até obter uma pasta homogênea.
  3. Acrescente água de coco a gosto até que a mistura atinja uma consistência mais líquida e despeje na forma de sorvete.
  4. Geralmente, essas formas já vêm com um palito plástico para o picolé, mas no caso do sorvete para cachorro, não aconselhamos utilizá-los. Substitua-os por petiscos tipo palito.
  5. Leve a forma ao congelador e deixe por um dia inteiro. No dia seguinte é só desenformar e servir.

 

Nutritivo de verão

Você vai precisar de:

  • 1 pote de iogurte natural (sem açúcar e com lactose reduzida)
  • 1 colher de sopa de mel
  • 1 cenoura
  • Forma para sorvete
  • Petisco tipo palito

Modo de preparo:

  1. Rale a cenoura e coloque no liquidificador.
  2. Em seguida, acrescente o mel, o iogurte e bata até formar uma mistura homogênea.
  3. Despeje na forma para sorvete e coloque o petisco tipo palito.
  4. Leve ao congelador por um dia, desenforme e sirva.

 

Morango

 Você vai precisar de:

  • 2 bananas
  • 1 caixa de morango
  • ½ copo de leite de arroz
  • Biscoito para cães
  • Forma para sorvete
  • Petisco tipo palito

Modo de preparo:

  1. Pique a banana e o morango.
  2. Coloque no liquidificador e acrescente o leite de arroz, bata bem até obter uma mistura líquida e homogênea.
  3. Quebre os biscoitos em pedacinhos.
  4. Despeje a mistura na forminha, coloque alguns biscoitos e depois complete com o sorvete.
  5. Coloque o petisco tipo palito e congele por um dia.

 

Dicas

Se você tiver dificuldade para tirar o sorvete da forma, aqueça o fundo e as laterais com o calor das suas mãos ou espere derreter um pouquinho. Se você não tem uma forma de sorvete, utilize copos plásticos ou faça o sorvete dentro de brinquedos porta-petiscos – para deixar tudo mais divertido!

 

Cuidados

Sorvetes são liberados para a maioria dos cães. No entanto, sabemos que alguns deles podem ter uma pré-disposição a alergias e também a obesidade. Por isso, recomendamos que você consulte um veterinário de sua confiança sobre o consumo do sorvete e também sobre a quantidade indicada.

Por ter frutas e proteínas como base, o sorvete para cachorro pode complementar a dieta habitual, mas é importante lembrar que essa guloseima não substitui a alimentação do seu amigo, que deve ser balanceada e atender todas as necessidades.

Fonte: Tudo Sobre Pug