Assim como os humanos, os animais de estimação também estão vivendo mais tempo. O avanço da medicina veterinária somado ao carinho recebido em casa são os principais responsáveis por essa boa notícia.

Houve um tempo em que lugar de cachorro era no quintal, mas hoje em dia cada vez mais cães e gatos coabitam conosco em todos os ambientes da casa e são como verdadeiros membros da família.

Essa mudança de comportamento foi significativa para o aumento da expectativa de vida desses animais, que hoje podem chegar até os 20 anos.

vida longa

Especialistas afirmam que com o contato e proximidade que estabelecemos durante os anos com os nossos animais de estimação, tornou-se mais fácil o diagnóstico precoce de muitas doenças. Atualmente, qualquer sintoma é rapidamente percebido pelo dono que leva o pet imediatamente ao centro veterinário, onde já é possível encontrar uma gama de artifícios que ajudam a diagnosticar doenças que antigamente não eram nem mesmo detectáveis.

A alimentação adequada também influi bastante na qualidade de vida dos cães e gatos. Cada vez mais os donos de pets têm se conscientizado da importância das rações adequadas para a idade e peso do animal, além de suplementos que são benéficos para o coração, circulação, pele e pelos.

Um animal estressado, tem sua resposta imunológica diminuída e fica mais vulnerável a doenças. Por isso, ter um ambiente agradável, com amor e afeto, praticar exercícios regularmente e ter todos os cuidados necessários, é fator indispensável para proporcionar ao seu pet uma vida longa e saudável.

 

Texto por Patrícia Mota