Apesar de ser sinônimo de companhia e diversão, ter um pet para chamar de nosso requer muita responsabilidade. Nem tudo são flores e chega uma hora que precisamos lidar com as necessidades do cachorro. E quando falamos em necessidades, estamos nos referindo ao xixi e cocô do nosso companheiro. Para manter a casa sempre limpa e livre de qualquer tipo de odor, muitas pessoas juntam o útil ao agradável e estimulam que seus pets façam xixi fora de casa durante o passeio.

Mas existe um porém: determinar que as necessidades do cachorro sejam feitas apenas durante as caminhadas pode acabar gerando alguns probleminhas.

O problema em acostumar o xixi fora de casa

Vamos lá: com a correria do dia a dia, a maioria dos tutores só consegue levar seu pet para passear apenas uma vez ao dia – geralmente de noite, quando ele volta do trabalho.

Agora, vamos pensar juntos:

  • Ao longo do dia, o cachorro bebe água diversas vezes – o que é muito positivo para a saúde.
  • Portanto, é natural que ele sinta vontade de fazer xixi algumas vezes ao dia também.
  • Mas o pet como aprendeu a fazer xixi fora de casa, ele vai segurar até chegar a hora do passeio.
  • O problema é: e se estiver chovendo? E se o tutor pegar muito trânsito? Se aconteceu uma emergência ou viagem de última hora e você não puder levar seu pet para um passeio no dia?

Ao segurar as necessidades, o cachorro pode apresentar graves complicações de saúde. Cálculos na bexiga, cistite, infecção urinária e problemas intestinais são alguns deles. Por isso, é importante analisar essas questões antes de adotar a regra do xixi fora de casa.

Xixi fora de casa: é possível revertê-lo?

Seu cachorro já se acostumou a fazer as necessidades fora de casa e você quer mudar isso? Então siga nossa orientação:

  • Na hora do passeio, leve um jornal no bolso.
  • Ao perceber que seu pet vai fazer xixi ou cocô, coloque o jornal e o incentive a fazer as necessidades em cima. Dê um petisco de recompensa por isso!
  • Faça esse exercício por vários dias. Quando perceber que o animal já está habituado, coloque o jornal no ambiente de preferência da sua casa e repita os mesmos comandos.
  • Você também pode aderir aos tapetes higiênicos. É possível encontra-los em nosso pet shop.

Mas lembrando: esse processo não é algo rápido! Leva um bom tempo para que se seu pet entenda e assimile a nova rotina. O importante é persistir com o procedimento para evitar possíveis problemas de saúde ao seu companheiro.