Benefícios do banho e tosa para pets – Saiba mais

  • Cão, CSA Jardins, Gato, Saúde
  • Nenhum comentário
  • CSA Jardins

Você sabia que a pelagem equilibra a temperatura corporal dos bichinhos? Dessa forma, ela funciona como um isolante térmico, evitando que o pet perca ou receba calor em excesso. Por isso, os benefícios do banho e tosa para pets vão além do fator estético. O banho ajuda na eliminação de fungos e bactérias que ficam alojados no pelos e que podem causar irritações na pele do animal. E a tosa deve estar presente na vida dos bichinhos por questões de saúde e higiene.

Um fator que deve ser sempre levado em consideração, é a raça e pelagem do animal. Existem diversos tipos de tosa, como tosa bebê, higiênica, na máquina, na tesoura e muito mais. Além disso, algumas são específicas para manter o padrão das raças, como Poodle, Shih Tzu, Yorkshire, entre outras.

Benefícios do banho e tosa

  • Eliminação de bactérias e fungos que ficam no pelo
  • Pelagem cresce forte
  • Bem-estar aos animais
  • Facilita a visualização de feridas e parasitas
  • Prevenção de doenças de pele

Cuidados especiais na tosa

  • Coxins: as “almofadinhas” nas patinhas dos pets chamam coxins. Elas precisam de um cuidado especial e tosa correta para que os pelos não atrapalhem a mobilidade.
  • Barriga e partes íntimas: uma das tosas que ajuda a manter a higienização dessas regiões é a tosa higiênica. O acúmulo de sujeiras e bactérias acaba sendo facilitado, ou seja, pode gerar proliferação de parasitas.
  • Orelhas: devem ser limpas e aparadas corretamente para evitar o acúmulo de sujeira e proliferação de bactérias.

Banho e tosa no verão e inverno

No verão, algumas raças podem se sujar ou se molhar com mais frequência, dependendo de atividades e viagens que os tutores façam. Para isso, é importante manter a tosa em dia e facilite a higienização, evitando dermatites e mau cheiro.

Raças como Poodle, Lhasa Apso, Maltês, Yorkshire costumam a se beneficiar da tosa de verão, pois os pelos costumam ser muito longos. Já para raças como Shiba, Akita, Chow Chow e Lulu da Pomerânia, não é indicado que os tutores façam a tosa verão. Isso porque a pelagem pode não crescer corretamente, o que afetaria o equilíbrio da temperatura do corpo.

Durante o inverno, muitos tutores ficam com medo de dar banho e tosar os pets devido a baixa temperatura. Mas, na verdade, é necessário que o seu pet mantenha a rotina de banho e tosa mesmo nessa época. Isso porque, como mencionado acima, o processo contribui para a higiene e saúde dos bichinhos.

 

Agora que você entendeu os benefícios do banho e tosa para pets, agende a visita do seu bichinho aqui no Centro de Saúde Animal Jardins: Estética Animal (11) 94146-1117.

 

Deixe uma resposta