Cães idosos – saiba quais cuidados devem ser tomados

  • Cão
  • Nenhum comentário
  • CSA Jardins

Um fato já conhecido é: cachorro também envelhece. Com o passar dos anos, as mudanças físicas e comportamentais vão ficando mais evidentes. Os cães idosos costumam não ter a mesma disposição para brincadeiras de quando eram filhotes e podem apresentar algumas alterações que vão precisar de muito amor e paciência do tutor. Um dos sinais de velhice mais comum é a alteração na cor da pelagem que vai dando lugar aos fios grisalhos, mas não é em todos os cães que acontece.

Cuidados com cães idosos

Alguns cuidados extras ajudam para que a saúde do pet permaneça em dia conforme a idade avança. É importante lembrar que um animal idoso, não é sinônimo de doença, mas sim de prevenção e esta deve ser feita periodicamente com seu médico veterinário.

Alimentação

O ritmo de digestão é um pouco mais lento em cães idosos. Isso pode fazer com que a alimentação tenha que ser ingerida em porções menores, mas o pet precisa continuar consumindo as quantidades ideais de proteínas e vitaminas de acordo com o peso, idade e características específicas. Por isso, recomenda-se conversar com um veterinário antes de fazer qualquer troca de ração e mudança no manejo alimentar.

Rotina

É comum que, com a idade avançada, os cachorros acabem perdendo a disposição que tinham para brincar, passear e fazer atividades. Respeite o espaço e o tempo deles, é comum aparecer alguns problemas na coluna, nas articulações, etc. Garanta o fácil acesso ao local de fazer necessidades e ao comedouro e bebedouro.

Se o pet, mesmo idoso, continua gostando de atividades e não possui restrições físicas ou médicas para a realização das mesmas é ótimo. Os tutores devem sempre tomar cuidado com a intensidade e duração para que o cachorro não fique cansado ou se machuque.

Recomenda-se que os cães idosos realizem check-up periódico com pelo menos uma visita ao médico veterinário ao ano. Dessa forma ele estará acompanhado caso haja o aparecimento ou evolução de possíveis doenças que chegam com a idade.

Aqui no Centro de Saúde Animal Jardins contamos com uma equipe preparada para ajudar você e seu AUmigo a passarem por essa fase. Agende uma consulta conosco.

Fonte: Dog Hero

Deixe uma resposta