Apesar de ser um gesto instintivo dos bichanos, a caixa de areia deve ser apresentada de maneira correta para que a adaptação seja bem sucedida. O ideal é que o acessório seja providenciado antes mesmo da chegada do animal ao lar. Confira as dicas para tornar esse momento mais fácil.
Hoje em dia, existem diversos modelos de caixas sanitárias que atendem à diferentes preferências dos tutores. A caixa deve ter espaço para que o gato consiga se movimentar.
Cada pet se adapta melhor com um tipo de grão de areia. As biodegradáveis são ideais para uma primeira tentativa, pois podem ser descartadas no vaso sanitário, facilitando a rotina de limpeza. Geralmente, os gatinhos preferem grãos finos e que neutralizam odores.
Mesmo sendo um instinto natural, muitos gatos não entendem para que a bandeja serve logo de primeira. Por isso, logo após o animal se alimentar, o tutor pode colocá-lo na caixinha e estimular o uso. Além disso, petiscos e muito carinho auxiliam no processo de aprendizagem.
Caso o bichano se recuse a fazer as necessidades na caixa, os tutores devem verificar:
Se não notar nada de errado e mesmo assim o gatinho continuar fazendo as necessidades fora da caixa, é importante leva-lo ao veterinário para entender se é uma alteração no comportamento ou algum motivo mais sério.