Com a chegada da época mais quente do ano, os animais também começam a sentir a diferença de temperatura. É necessário tomar alguns cuidados com os pets no verão, como hidratação, conforto e segurança. Assim, os tutores conseguem aproveitar tranquilamente e evitar problemas para os bichinhos. Confira:
Para garantir que seu pet esteja hidratado, mantenha água fresca e limpa sempre à disposição. Uma boa dica é colocar algumas pedrinhas de gelo no bebedouro para manter o frescor.
A língua para fora e a respiração ofegante são sinais claros de que o pet está com calor. Isso ocorre porque os cachorros não possuem glândulas sudoríparas, fazendo com que a perda de calor ocorra através da língua, focinho e coxins (almofadinhas das patas). Já nos bichanos, a troca de calor acontece através das lambidas.
Os cachorros braquicefálicos, como os pugs, possuem dificuldade para fazer a troca de calor porque possuem o focinho achatado.
Procure levar o seu pet para passear antes das 10h ou após às 17h. Nesses períodos, os raios solares são menos intensos e a temperatura do asfalto está mais amena. Mas lembre-se de sempre checar o solo para não correr o risco de queimar as patinhas do pet.
Entre os cuidados com os pets no verão, é importante ressaltarmos os casos de hipertermia. Que acontece quando a sensação de calor é muito intensa e o pet não consegue baixar a temperatura corporal. O que pode levar a um quadro de desidratação e desencadear um colapso respiratório.
É importante ressaltar que em hipótese alguma é indicado deixar o seu animal dentro do carro sozinho. Principalmente no calor, pois o carro esquenta rapidamente, causando o aumento de temperatura corporal e óbito.
O próprio pet tentará encontrar maneiras de se refrescar, como quando eles deitam com a barriga no chão fresco. Porém, os tutores podem providenciar alguns cuidados com os pets no verão, como:
Se notar que o pet apresenta sinais mais sérios, como confusão mental, procure uma clínica veterinária o mais rápido possível.
Aqui no CSA Jardins temos uma equipe de veterinários preparados para auxiliar e cuidar do seu pet. Também temos os tapetes gelados, próprios para a ocasião.