Minha pet está grávida! E agora?

  • Cão, Gato, Novidades, Saúde
  • Nenhum comentário
  • CSA Jardins

A gravidez é um dos momentos mais encantadores da vida. Amor sem limites e cuidados extremos são alguns dos sentimentos que descrevem o que as mamães pets sentem por seus filhotinhos. E para que toda a gestação dê certo, elas vão precisar muito de sua dedicação!

gatinhas-mamaesMas como descobrir se minha pet está grávida? Simples. Basta observar se, após um cruzamento ou escapadinhas na rua (aqui com foco maior nas gatinhas) a barriguinha e as tetinhas ficaram inchadas. Se ao apalpar estas áreas a resposta for sim, é muito provável que novos filhotinhos estejam a caminho. Para a confirmação total, leve a pet ao veterinário.

Com o sim em mãos, você já deve entrar em ação. Como já dito, sua participação nessa gravidez também será de extrema importância. A começar pelo local em que a cachorrinha ou gatinha irão ficar, tanto para seu repouso diário, quanto para o momento do parto (geralmente, elas escolhem o mesmo local em que descansam).

Veja se o local é confortável o suficiente. Coloque paninhos macios, almofadas. Este é um momento especial! Veja também se o local não apresenta perigo aos futuros nenéns que chegarão, como materiais pontudos por perto e possibilidade de quedas aos nascerem.

A alimentação deve ser especial, pois elas vão precisar de nutrientes específicos para que os filhotes nasçam fortes e saudáveis. Do início da gestação até 15 dias após o nascimento, será necessário utilizar rações especiais para gatas e cadelas grávidas, que podem ser compradas em pet shops. Elas têm os nutrientes necessários, como o cálcio, proteínas e sais minerais, além de ter menos gordura.

O tempo de gestação é em média 60 dias para as cadelas, e 65 para as gatas. O parto pode ser realizado em casa e você precisará estar por perto para observar – e ajudar, caso perceba a necessidade. No momento de dar à luz, a fêmea ficará agitada, inquieta e também sentirá as dores do parto, o que poderá fazê-la gemer um pouco. Existe um intervalo grande entre a saída de um filhote e outro, mas se você perceber que o parto está complicado demais e trazendo sofrimento à pet, não hesite em procurar seu veterinário! Se preferir, o parto também pode ser feito por este profissional. mamae-e-filhotinho2

A amamentação deve ser realizada por no mínimo dois meses. Não desmame todos os filhotes de uma vez para a mamãe não sentir o choque repentino da separação.

Por Tatiane Mota

Deixe uma resposta