A campanha Novembro Azul alerta para a prevenção ao câncer de próstata, uma doença muito comum em humanos, que dificilmente é diagnosticada em pets. É muito importante que os tutores façam as consultas periodicamente, pois apesar do baixo índice, quando acontece costuma ser bem agressiva.
O câncer de próstata ocorre quando há uma multiplicação anormal e desordenada de células na região, causando o inchaço da glândula. A doença acomete animais machos acima de sete anos, sendo os cães mais propensos do que os gatos.
Assim como em humanos, o diagnóstico do câncer de próstata é feito através do toque retal, onde é possível observar o aumento do volume, alteração do formato e a consistência da próstata. Também é necessário realizar os seguintes exames:
A campanha reforça a importância do diagnóstico precoce, pois interfere diretamente no resultado do tratamento, uma vez que a identificação tardia da doença pode levar a óbito.
Não se esqueça que a castração ainda é o método mais eficaz de prevenção ao câncer de próstata. Embora, mesmo castrados, os animais possam desenvolver a doença por algum fator genético, estudos mostram que o procedimento é capaz de reduzir a ocorrência.
Que tal trazer o seu filho de quatro patas para fazer um check-up conosco? Estamos esperando por você!