Ok, você já deve saber que o Novembro Azul é uma campanha para conscientizar homens – principalmente – a respeito do câncer de próstata. Mas você sabia que seu pet também pode desenvolver esse tipo de câncer? Muita gente ainda não sabe e é por isso que o Novembro Azul animal, ou Novembro Azul pet, deve ser mais divulgado.
Apesar da gravidade da doença, gostaríamos de adiantar uma boa notícia: tumores malignos não são tão recorrentes. Continue lendo nossa matéria e conheça os principais pontos que você deve se atentar para garantir a saúde do seu pet!
A incidência da doença costuma ser maior entre cães de grande porte e, normalmente, os sintomas surgem nos pets mais idosos, com idade entre 8 e 12 anos. O tumor do câncer de próstata apresenta alto grau de malignidade e pode afetar vários outros órgãos.
Não existe uma causa específica para o aparecimento de um tumor, por isso, a prevenção é essencial. Leve seu bichinho periodicamente ao veterinário. Principalmente se você detectar alguns desses sintomas em seu companheiro:
Diagnosticar a doença ainda em sua fase inicial colabora e muito no tratamento!
A castração do pet ainda jovem minimiza o desenvolvimento de neoplasias, mas isso não significa que ele não poderá desenvolver o câncer. As formas de combate ao câncer de próstata são diversas e vai depender do tipo de patologia, da idade do pet e do grau de infecção.
Sendo assim, alguns dos principais tipos de tratamentos são:
Lembre-se: o melhor tratamento é a prevenção. Então não deixe de levar seu pet ao veterinário regularmente. Se você também não sabia do Novembro Azul animal e gostou do nosso texto, compartilhe em suas redes e multiplique essa campanha!