O cio em gatas e cadelas é sinal de que elas estão prontas para reproduzir. Durante esse período, as fêmeas passam por diversas alterações hormonais e podem apresentar mudanças comportamentais e psicológicas. Os tutores devem estar sempre atentos para garantir o bem-estar do pet durante essa fase, e se desejar, preparar-se para a chegada dos novos bebês de quatro patas.
Apesar de sabermos que o primeiro cio da cadela ocorre a partir de sua maturidade sexual, entre seis e doze meses, não existe uma idade certa para acontecer. O cio é uma das etapas do ciclo estral, confira:
Durante o cio, é importante que os tutores acolham as cadelas com muito carinho e fiquem atentos em alguns pontos:
O primeiro cio das gatinhas costuma acontecer até os dez meses, com duração média de 5 a 20 dias, voltando a se repetir a cada dois meses. Ao sentir o cheiro de gatos não castrados, o organismo das fêmeas começa a se preparar para a reprodução. As bichanas costumam apresentar mudanças perceptíveis de comportamento, como:
Além disso, outro sinal bem evidente é que as gatas rebolam e se esfregam no chão, deixando a genitália bem exposta para indicar disponibilidade. Vale ressaltar a importância das redes de segurança para evitar que a gata saia ou receba visitas de machos. Uma alternativa para acalmar os sinais do cio é comprar os feromônios artificias.
Apesar das diferenças do cio em gatas e cadelas, a duração das gestações são parecidas, durando entre 63 e 65 dias. É importante lembrarmos que para evitar a chegada de filhotes indesejados, a castração é a melhor saída. Além de impedir a gravidez, a cirurgia ajuda na prevenção de doenças, como a piometra e o câncer de mama.
Que tal visitar o CSA Jardins e consultar um de nossos veterinários? Esperamos por você!